sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A primeira matéria a gente nunca esquece!


Nossa colega Raissa já havia desenvolvido, anteriormente, um trabalho com Socorro Cantenhede, mentora e idealizadora do Projeto Recapibaribe e, também, do Bar Capibar, onde vive e trabalha.

Então, nada mais do que justo prestigiar a pessoa que alavancou o projeto do Rio Capibaribe, lembrado por poetas e escritores que tanto nos tocam como o grande João Cabral.

A Dialética Assessoria traz, portanto, o primeiro texto criado por Raissa Nascimento, quando ainda nem éramos um grupo.

O Bar Capibar tem comunidade no orkut. Acessem: Capibar


Um abraço a todos.

PROJETO RECAPIBARIBE, EM PERNAMBUCO, DEFENDE O RIO CAPIBARIBE E SEU ECOSSISTEMA


O Projeto Recapibaribe defende os interesses do rio Capibaribe, a luta do grupo é em prol da preservação do ecossistema.

Totalmente pernambucano o rio Capibaribe nasce Serra do Jacarará, no município de Poção e deságua no Oceano Atlântico. A bacia hidrográfica possui aproximadamente 5.880 km que percorrem cidades importantes do estado: Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e Recife, ao todo são 250 km da nascente a foz.


O Capibaribe é o cartão de visita da cidade do Recife que também é conhecida como a Veneza Brasileira, graças à beleza das águas do rio que cortam a cidade. Porém, ele não está sendo preservado, ao longo das margens encontramos lixo e até mesmo o escoamento do esgoto segue para o leito.


O casal Maria do Socorro e André Luiz Cantanhede (foto acima) luta em defesa do ecossistema há mais de 19 anos, com o Projeto Recapibaribe. “Nunca imaginei que o avanço da humanidade seria o aumento da poluição do planeta”, desabafou Maria do Socorro.


O Recapibaribe nasceu da insatisfação do casal com as condições ambientais do rio, na opinião de Maria do Socorrro é a negligência do poder público e o descaso da população que prejudicam o ecossistema do Capibaribe. “Eu nasci aqui, me criei nadando nele, a minha família tirava o seu sustento do rio. Para mim é muito triste vê-lo nestas condições”, lamentou Socorro.


O desejo de ver o Capibaribe menos poluído é a motivação do casal para dar continuidade ao trabalho de conscientização ambiental. Todas as segundas-feiras o espaço Capibar é aberto ao público para a visita de alunos da rede pública e particular de ensino, no local estão expostos o lixo que é retirado das águas: televisão, latinha, garrafas, monitores de computador, dentre outros objetos.


No Capibar grandes cantores regionais já se apresentaram: Nando Cordel, Mestre Salu, Arlindo dos Oito Baixos, a banda Cumade Florzinha, dentre outros. A renda dos eventos é voltada para a manutenção das atividades da ONG.


O Projeto Recapibaribe também realiza atos públicos para conscientizar a população da importância da preservação ambiental. De acordo com Socorro a ação mais emocionante aconteceu com a adesão de 73 pescadores que recolheram o lixo que fica nas águas do rio. “Saímos daqui do Capibar e acompanhamos o leito, no trajeto recolhemos 200 animais mortos em fase de decomposição”, contou Socorro.


Na opinião do casal Cantanhede o rio Capibaribe precisa da colaboração de todos, pois apenas com a união da coletividade o ecossistema será respeitado e preservado. “Eu acredito num mundo melhor e para isso é necessário que as pessoas lutem juntas por um mesmo ideal”, disse André. Socorro complementou: “Somente quando o ser humano sair do próprio individualismo para lutar em prol do interesse da coletividade, aí sim, iremos conseguir mudar a realidade que nos cerca”.


Endereço do Projeto Recapibaribe
Telefone do Projeto Recapibaribe (81) 3268-2643
Rua Tapacurá, n° 101, Casa Forte, Recife, Pernambuco.

2 comentários:

  1. boa noite sou estudante de tecnico em logistica, mas sempre estive focado com questões ambientais e por isto estou focado na logistica verde, muitos pensão que esta area e so reciclagem
    mas pesquisando ela vai muito além disso e muito mais alem ja fui na prefeitura de recife, secretaria de meio ambiente de recife e
    não obtive muita sorte, mas vi a carência de informações e funcionarios em areas ambientais gostaria de uma força de vocês meu email e marceloafrica@bol.com.br grato pela atenção de vc,s

    ResponderExcluir